sexta-feira, 8 de março de 2013

Educação Inclusiva – Uma questão URGENTE

 

É comum ouvir e ler textos sobre educação inclusiva nos dias de hoje, porem a uma longa diferença entre o papel e a  prática, o sistema regular de ensino a escola publica sejam municipais ou estaduais estão ainda desconectadas da realidade educacional do país. Não estão preparadas para receber um aluno de inclusão, seja por falta de estrutura física ou pela incipiência de políticas públicas que assegurem formação inicial e continuada de educadores e gestores educacionais.

Há falta de preparo profissional, a falta de vontade dos tantos dos educadores (professores) quanto dos gestores educacionais (coordenadores) , claro sempre há uma exceção, sempre tem aquele professor que quer lecionar para um aluno com deficiência, então informa-se sobre a deficiência procura entender as limitações daquele aluno para que possa absorver com qualidade o ensino. As situações cotidianas nas escolas e nas salas de aula são distintas, assim como também são distintos os alunos, independentemente de terem ou não alguma deficiência física, sensorial, ou intelectual e é no contexto de ensino-aprendizagem que o professor pode preparar-se, reconstruindo-se, aprendendo a cada dia ao mesmo tempo em que ensina. Nesse sentido, as atitudes e práticas, algumas indicadas pelos diversos estudos na área da educação regular e especial, outras pelo simples bom-senso, podem favorecer a aprendizagem e o acesso ao conteúdo tanto ou mais do que a arquitetura da escola.

Estudantes com deficiência são antes de tudo pessoas com interesses em aprender, vontade e capacidade diferentes, tanto a escola quanto os pais tem que se adaptarem a esta situação, conhecer a deficiência do seu filho, saber de que forma pode ajuda-ló.

Algumas pessoas nos dias de hoje ainda acham que a presença de um estudante com deficiência na rede regular de ensino atrapalharia os estudantes “normais” assim os estudantes com deficiência só estariam ali para socialização e não necessariamente para aprendizagem.

Precisamos mudar isso, precisamos de processos de educação inclusiva, precisamos para hoje, urgente pois o tempo não para, não dá para esperar.

 

E você o que fez ou faz para mudar a realidade da educação inclusiva na escola do seu filho?

 

A mudança deste “problema” começa conosco.  

 

By Kelly Rodrigues

 

 

 

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