sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ser Deficiente !


            Sem duvidas essa palavra Deficiente é muito dura, entendo quando algumas mães ainda não gostam de ouvir que seu filho é deficiente, lembro-me o dia que a diretora da primeira escola do ensino fundamental regular gritou para mim:
- Mãe seu filho é deficiente.
Na hora queria voar no pescoço dela, e dizer que ela é que era deficiente que meu filho só tem um probleminha.
Depois sentei na calçada e chorei, chore e chorei, pois ela estava certa, sim, meu filho é deficiente.
E o que é ser deficiente, sim, fui procurar no dicionário:
Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa.
Meu filho é Albino doença genética falta de pigmentação, ausência de melanina, e tem Albinismo Óculo Cutâneo – ou seja, albinismo nos olhos devido a isto tem Visão Sub Normal ou Baixa Visão, Igor tem cerca de 15% de visão, então é considerado DV - Deficiente Visual.
Foi ali que descobri que ele precisava de uma uma educação especial, as salas de recurso, toda criança com deficiência que ingressa na escola regular precisa fazer esta acompanhamento nas chamadas salas AEE (outro texto neste blog explica sobre estas salas), foi nesta sala que Igor aprendeu a escrever e ler, pois na escola regular não fazia nada a Professora por falta de qualificação não sabia como lidar com ele, só que hoje vejo que talvez o problema não fosse nem a Baixa Visão e sim o TDHA pois Igor não conseguia para quieto na carteira além de sua grafia ser pior que de médico rs, mas e o medo de ter que assumir que meu filho tem uma doença, já não basta ser deficiente e ainda tem que ter outra doença o TDHA, tremia só de pensar.
Por isso sempre digo, não tenha medo de assumir as deficiências, ou as doenças do seu  filho, só assim você poderá de fato ajuda-ló, só depois que assumi que o Igor tem TDHA que realmente consigo ajuda-ló e lutar para que sua aprendizagem seja eficiente.


Ai lembro do trecho de um filme me faz refletir.
  
Você sabe de tudo, não mãe?
você sabe de tudo minha mãe
Eu nunca te contei,
Mas você sabe de tudo ….
Nós realmente sabemos de tudo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, obrigada pelo seu comentário!