quarta-feira, 22 de maio de 2013

Aula de Hoje: Acessibilidade

acessibilidadeescolasfa

Quando falamos em em acessibilidade, normalmente o foco dessa acessibilidade está voltado para os deficientes físicos e suas respectivas necessidades como rampas de acesso e elevadores. Quando se pensa na acessibilidade em escolas, faculdades e instituições de ensino, de modo geral o pensamento sobre acessibilidade não muda muito.

Nesse artigo tentarei mostrar o que é necessário para atender um aluno com deficiência visual, em relação a acessibilidade, nas escolas e faculdades. É importante ressaltar que não sou arquiteta e que as sugestões feitas por mim no decorrer desse artigo, são uma mistura de experiência pessoal por ser mãe de um Deficiente Visual Baixa Visão, e ter amizades com pessoas e mães de pessoas cegas.

Lei Acessibilidade

Claro, todos nós já ouvimos falar na Lei de Acessibilidade, a lei sobre atendimento preferencial deve ser a mais conhecida pois sempre que adentramos e um estabelecimento publico lá esta uma plaquinha com esta lei. mas poucos sabem ao certo os direitos dessa lei, nem mesmo as pessoas com deficiência.

Se quiserem ver a lei na íntegra Lei Acessibilidade.

 

Então como deve ser a acessibilidade nas escolas?

Podemos começar com ….

  • Semáforo sonoro: são faróis de trânsito com aviso sonoro, que auxiliam a travessia de deficientes visuais. Quando o farol está verde para o pedestre e vermelho para o motorista, ouve-se bipes intermitentes. Com esse recurso de acessibilidade o deficiente visual tem maior autonomia na travessia de ruas e avenidas;
  • Calçadas: sempre que possível, mantenha a calçada em boas condições. Evite obstáculos que dificultam ou impedem a circulação do deficiente;
  • Piso tátil: coloque-o no entorno da instituição, se isso não for possível, ele deverá estar a partir do ponto de ônibus ou do farol mais próximo até a instituição.

A quem cabe cabe implantar essas ferramentas de acessibilidade? A quem recorrer, às instituições, os Conselhos Municipais da Pessoas com Deficiência, a prefeitura, a Secretária Estadual da Educação de acordo com a plano do Governo da Escola Acessível.

Acessibilidade dentro da escola ou faculdade

Assim como no entorno da instituição, a acessibilidade deve-se fazer presente também dentro da mesma. Abaixo segue uma lista com itens relacionados à acessibilidade e material didático:

  • No(s) primeiro(s) dia(s) de aula, encaminhe o deficiente visual às dependências do prédio para que ele possa se ambientar ou se familiarizar com a escola;
  • Piso tátil dentro da instituição é obrigatório e essencial. Assim como no item anterior, encaminhe o deficiente visual à todas as áreas que possuam pisto tátil para uma familiarização.Isso é regra, não é favor!
  • Piso de alerta e identificação de degraus nas escadas;
  • Faixas de Alerta de degraus nas escadas, para sinalização da pessoa com Baixa Visão.
  • Elevador com aviso sonoro de andar, caso haja mais de um;
  • Inscrições em braille em todos os ambientes, na lateral das portas e, tanto quanto possível, inscrições ampliadas e com contraste. Não esqueça, a maioria dos deficientes visuais, não é cega e sim, baixa visão;

Como é difícil atender a necessidade dessa grande maioria (deficientes visuais com baixa visão), pois são necessidades diferentes, então, o melhor é atender o que há de mais comum entre nós, ou seja, a maioria, necessita de contraste, assim como os idosos, os míopes, etc.

Dentro da sala de aula,  os deficientes visuais precisam de ferramentas para poder acompanhar as aulas, professores capacitados ou com um mínimo de boa vontade em lecionar, porque caso contrário não adianta a escola pode ser equipada com material de alta tecnologia, se não tiver um professor capacitado para ensinar a pessoa com deficiência a aprender.

 

Em sala de aula o aluno com deficiência visual precisa de:

  • Material em Braille: para quem não sabe, há um jeito correto de se imprimir o braille, caso contrário fica muito ruim e assim, nem mesmo quem for super, ultra fluente consegue lê-lo;
  • Material em áudio: hoje em dia todo mundo já conhece os áudio livros e os livros falados; não é mesmo? São livros cujos textos vêm narrados;
  • Material em tinta: ampliado na fonte, estilo e tamanho que o aluno precisa, (há três anos atrás, eu lia com tranquilidade textos na fonte Arial, estilo Negrito e no Tamanho 14, hoje, o tamanho pra mim, tem de ser 22);
  • Ampliadores de textos: existem vários tipos no mercado, sua função é a de ampliar textos e imagens através de um monitor que pode ser de tv ou computador, além de permitir tamanho e contraste diferentes, é ótimo;
  • Leitor de telas: ele é específico para o uso em computadores, sua função é a de ler os textos do computador para o usuário, inclusive textos da internet;
  • Gravadores digitais ou analógicos: para gravar o conteúdo das aulas.

Da acessibilidade arquitetônica aos nossos direitos

Estas ferramentas de acessibilidade, não é um favor a pessoa com deficiência visual, é um tem direito, poucas pessoas sabem ou sentem medo de lutar de brigar, sim brigar pois é uma briga para se conseguir uma apmliadora na escola estadual, ou na minuncipal, é outra briga para conseguir trasnporte, é outra briga para que o professoe entenda as necessidades do seu filho e amplie a matéria, o que não podemos é desistir e nos unir, só unidos conseguiremos mudar alguma coisa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie, obrigada pelo seu comentário!